Muitas pessoas tem dúvidas sobre as diferenças entre os alimentos orgânicos e convencionais, as diferenças e se existem vantagens entre os dois, neste artigo falaremos essas questões. Continue lendo e tenha todas as suas dúvidas esclarecidas.
O que são alimentos orgânicos?
Alimentos orgânicos são aqueles produzidos de acordo com as práticas e princípios da agricultura orgânica. Esse sistema agrícola é aquele que preconiza a otimização do uso de recursos naturais, minimizando a adoção de energia não-renovável. Ele emprega, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecânicos em contraposição ao uso de materiais sintéticos e organismos geneticamente modificados.
São alimentos produzidos em sistemas que não utilizam compostos sintéticos ou transgênicos. Tem como princípio básico o uso sustentável do meio ambiente. A ideia é produzir da forma mais natural possível.
Além disso, no caso de alimentos processados, é proibido o uso de radiações ionizantes e de aditivos químicos sintéticos, como corantes e emulsificantes, por exemplo.
O que são alimentos convencionais?
Alimentos convencionais são aqueles que contam com a utilização de insumos e tecnologias agrícolas (fertilizantes e defensivos químicos, entre outros). Esse tipo de plantio tem ênfase na produtividade em larga escala. Gera alimentos mais padronizados em relação ao tamanho, peso, coloração e textura.
Esses alimentos geralmente têm maior durabilidade devido às tecnologias neles utilizadas, assim conseguem atender grandes demandas, tanto nacionais como internacionais.
O que é melhor, alimento orgânico ou convencional?
Na teoria, os alimentos orgânicos são mais saudáveis, devido ao seu cultivo ser livre de reagentes químicos que podem ser tóxicos. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, pois mesmo sendo livre de fertilizantes e defensivos químicos, os alimentos orgânicos não estão livres de contaminações, dessa forma, a escolha dos alimentos precisa ser rigorosa.
Outra observação é quanto ao valor. Normalmente os alimentos orgânicos são mais caros do que os convencionais. Isso é resultado da necessidade dos agricultores e comércios precisarem ser certificados. Ou seja, o agricultor orgânico precisa comprovar que o alimento que ele produz respeita todas as normas de produção, legislação trabalhista e ambiental.
Dessa forma, as principais vantagens dos alimentos orgânicos, é que eles são menos degradantes ao meio ambiente e melhoram a qualidade do solo. Além disso, eles tendem a ser mais nutritivos e saborosos, devido à ausência de pesticidas e outros agentes químicos. Outra vantagem, é que muitos desses alimentos são provenientes de pequenos agricultores e da agricultura familiar.