Todos nós sabemos que a agricultura é considerada uma das atividades econômicas mais importantes no mundo, principalmente no Brasil. Mas você conhece a história da agricultura e como ela se desenvolveu em nosso país? E quais são as perspectivas para futuro?
No artigo de hoje vamos falar sobre sua história no Brasil e no mundo e como ela se tornou o setor primário da nossa economia.
Confira a seguir!
O que é a agricultura?
Podemos dizer que a agricultura é um conjunto de técnicas desenvolvidas para cultivar a terra a fim de produzir alimentos essenciais ao ser humano, assim como matéria-prima para a produção de combustíveis, ferramentas, medicamentos, roupas dentre outros.
Qual a origem da agricultura?
Estudos históricos apontam que o processo de plantio e utilização da terra como meio de produção de alimentos, surgiu cerca de 12 mil anos atrás, durante o período histórico chamado de neolítico, sendo este processo constitutivo das primeiras civilizações.
Nesse período o homem estava aflorando a sua percepção e entendendo que, algumas sementes germinavam e produziam substâncias, além de perceberem que alguns animais podiam ser domesticados, portanto, esse período também deu início a produtividade de pecuária, com domesticação gradual de animais que até então eram selvagens. A princípio, o plantio também foi desenvolvido de forma gradativa, ou seja, os primeiros cultivos foram através de cereais e tubérculos.
Aos poucos, a agricultura foi se tornando um componente importante para constituição da sociedade e sua manutenção. A partir de algumas técnicas agrícolas, a produção começou a exceder, isso permitiu o início das trocas comerciais e atividades econômicas, além disso, os excedentes também passaram a se tornar uma reserva emergencial para a segurança alimentar da população em caso de dificuldades no cultivo devido aos fatores climáticos.
O desenvolvimento da agricultura no Brasil
No Brasil, a agricultura brasileira se iniciou com o cultivo da cana, no nordeste do país, no século XVI, após a criação das chamadas Capitanias Hereditárias. A atividade nessa época se baseava na monocultura, latifúndios e mão de obra escrava. Dessa forma, o cultivo se restringia apenas ao cultivo de cana e algumas culturas para abastecimento da região e alimentação da população local.
A partir do século XVIII com o início da mineração e das plantações de café, o cultivo de outros vegetais passou a ter maior destaque. O início da cafeicultura no Brasil rendeu uma nova fase econômica ao país.
A história da agricultura está totalmente ligada ao desenvolvimento do país, principalmente no século XIX, quando o café se tornou o principal produto de exportação, logo após a baixa da mineração.
O Brasil possui hoje uma diversidade de culturas em diferentes regiões. Veja algumas que se destacam no país:
- Café
- Soja
- Cana-de-Açúcar
- Laranja
- Arroz
Também podemos destacar outras produções como: o trigo (são consumidos 80% de sua produção internamente), o algodão (usado em empresas têxteis e de enlatados), o cacau e o milho.
A agricultura é com toda a certeza, uma das atividades mais importantes para a sociedade, isso devido a sua importância para a subsistência dos indivíduos, por isso, ao longo dos anos e da história da humanidade ela foi evoluindo, com novas técnicas e tecnologias até chegar à agricultura que vemos hoje.
Podemos dizer que a agricultura lidera a cadeia produtiva, pois dela vem alimentos e produtos primários para utilização em indústrias, comércio e serviços.
Sem dúvidas a agricultura é uma das atividades mais importantes para o homem, visto que ela é essencial para a subsistência das pessoas. Dessa forma, ela é a base para a manutenção da economia mundial. No Brasil é considerada uma das mais importantes bases econômicas por sua geração de emprego e capacidade exportação.
Aproveite para conhecer melhor as técnicas para preparo da terra para plantio. Clique aqui e baixe o infográfico gratuito com dicas e informações para ampliar o seu conhecimento sobre o assunto!