Há algumas décadas, talvez no tempo de infância das nossas mães ou avós, as bonecas de pano estavam na moda e as crianças as adoravam e até as colecionava – com certeza faziam parte da lista de artesanato que mais vendiam.
Depois, com a era da Barbie e da Susie, as bonecas de plástico ganharam o mercado e as bonecas de pano deixaram de ser tão procuradas.
No entanto, há alguns anos, as bonecas de pano voltaram com tudo e estão fazendo o maior sucesso, tanto com as crianças, quanto com os adultos que gostam de tê-las como objetos de decoração de quartos, de eventos ou para utilidades em casa como puxa-saco ou porta-fraldas, por exemplo.
Um dos materiais utilizados para confeccionar uma boneca é o Plumante que é utilizado para o enchimento.
Bom, agora vamos ao passo a passo completo de como fazer as suas próprias bonecas de pano.
Vamos começar pelos materiais que serão necessários, além do Plumante produzido pela Pegorari Têxtil, claro:
– Tecido para a pele (pode ser salmão, marrom, branco, preto ou da cor que você desejar para a sua boneca) – normalmente se usa feltro ou tecido tipo popeline;
– Tecido para o corpinho (pode ser os mesmos tecidos citados acima);
– Lã mesclada colorida;
– Enchimento (Plumante da Pegorari Têxtil);
– Renda ou bordado inglês para colocar na manga da boneca;
– Lacinhos e rococós ou fuxicos;
– Canetas para tecidos;
– Linhas coloridas.
Como fazer a boneca:
– O primeiro passo para fazer a sua boneca é escolher o molde. Você precisa decidir que tipo, formato e tamanho de boneca que deseja fazer para poder usar o molde adequado para ela (na internet você encontra facilmente diversos moldes).
– Escolhido o modelo e então o molde da sua boneca de pano, você deverá baixar o arquivo e imprimir esse molde, para então recortá-lo.
– Usando o molde como base, você deverá marcar com a caneta própria no tecido que será feito o corpo as diferentes partes do corpo: cabeça, corpo, braços e pernas.
– Lembre-se de marcar a abertura e o lugar dos braços e de aproveitar o molde do corpinho para recortar o tecido da roupinha também.
– Com os contornos das peças feitos, é hora de recortá-los – lembrando de sempre deixar uma margem de 1,5cm, pois ao preencher o tecido, ele acabará encolhendo um pouco;
– O próximo passo é costurar o tecido pelo contorno – não se esqueça de deixar a abertura para poder fazer o enchimento;
– Após a costura, você deve virar o tecido do avesso, pois essa parte da costura deverá ficar para dentro. Feito isso, você já pode começar a encher a boneca;
– Na sequência é necessário colocar o tecido ao contrário da costura e preencher o corpo da boneca com o Plumante da Pegorari Têxtil.
– Após encher a boneca, você deverá costurar todas as partes do corpo à boneca, assim como as aberturas para enchimento;
– Para fazer o cabelo da boneca, existem várias opções: você pode fazer de feltro ou outro tecido, ou até mesmo usando fios de lã para dar a impressão dos fios de cabelo (e você ainda pode fazer penteadinhos com ela!).
– Agora é hora de colar o cabelo que você escolheu na cabeça da boneca.
– Para fazer o rostinho da boneca, você pode fazer de diversas formas, mas é importante, nesse momento, se atentar para a finalidade da boneca: se for para decoração ou utilidades (como porta-fraldas ou puxa-saco) você pode usar miçangas e botões para os olhinhos, por exemplo.
– Porém, se as bonecas forem para brinquedo, o mais indicado é que o rostinho seja desenhado ou pintado, pois as peças pequenas podem se soltar e acabar sendo engolidas e machucando as crianças;
– Na hora de fazer os olhinhos, saiba que a distância entre eles acaba fazendo toda a diferença no resultado final da sua boneca. Os olhos, quanto mais juntinhos, mais dão uma aparência fofa e infantil para as bonecas; porém, quanto mais afastados, as bonecas passam a ser mais engraçadas (assemelhando-se aos desenhos de crianças). Faça um teste desenhando antes em um papel.
– Por fim, costure o vestidinho que você cortou usando como base o molde do corpinho e vista sua bonequinha: e pronto, sua boneca de pano está pronta!