Uma confecção é um negócio que produz roupas e as comercializa em pequena ou grande escala, e que pode consequentemente se expandir e alcançar resultados cada vez maiores.
Quando sabemos costurar, é comum que várias pessoas solicitem vestidos, saias e ternos, além de consertos rápidos e até mesmo grandes produções, o que nos faz começar a sonhar com algo maior, capaz de sustentar ideias e gerar resultados.
Antes de iniciarmos com as dicas, é importante dizer a você que se o desejo do seu coração é ter sua própria confecção, acredite em si, dê os passos necessários e não desista disso. Vá em busca do seu sonho e o realize; você merece isso.
Agora, temos algumas dicas que vão te ajudar a se organizar para conquistar o seu espaço de produção e venda.
- Planeje.
Você sabe o que quer? Digo, em proporção, cor, local, e tudo mais. Não? Então, é hora de fazer seu planejamento. Pense sobre o que você quer e descreva-o em um papel, ou numa página de word, mas o faça em um lugar que esteja sempre visível aos seus olhos e mente.
Descreva qual a sua expectativa para isso, e anote tudo o que descobrir relacionado ao seu sonho. Você quer uma confecção em sua casa? Então descreva quanto vai custar construir esse espaço. Prefere que ela fique no centro? Vá verificar o valor do aluguel. Nessa confecção serão produzidas e comercializadas todo tipo de roupa, ou algum tipo específico?
Esses detalhes vão ajudar você a se nortear quanto a custos, horários, forma de trabalho e tudo mais.
- Invista.
Sonhos custam suor, lágrimas, sorrisos e… DINHEIRO!
Você já sabe o que quer, já o descreveu e anotou os valores relacionados, então, agora é hora de investir. Faça-o com sabedoria, sem se atropelar nas contas, mas faça. Se for preciso adquirir outra máquina de costura, pesquise preços, e realize a melhor compra que puder, relacionando custo e benefícios.
Se precisar de tecidos, pense sobre onde vai adquiri-los. Se for iniciar em sua casa para poupar, aproveite e invista em publicidade por redes sociais para erguer o nome do seu negócio. Não deixe de investir, pois isso é o que dará o impulso necessário para o seu começo. Mas, o mais importante é investir dentro das suas possibilidades, sem transformar o sonho da confecção em um pesadelo de dívidas.
- Trabalhe.
Faça a sua confecção acontecer. Não importa se você vai começar em um grande e bonito espaço na área nobre da sua cidade, ou num quartinho aos fundos da sua casa; faça com que as coisas saiam do papel, e coloque todo o seu talento em cada nova peça.
Busque na internet dicas sobre como costurar novos tecidos e modelos, para não ser surpreendida(o) por pedidos totalmente inesperados. Se possível, converse com profissionais que tenham mais experiência que você, e não tenha medo de se arriscar oferecendo suas roupas na internet.
Mostre o seu trabalho para o maior número possível de pessoas. Tenha uma placa com seu nome, telefone e Whatsapp no portão de casa, entregue panfletos, faça anúncios no Facebook e stories no Instagram. Não importa como, importa que você mostre todo o seu potencial, para que cada vez mais pessoas procurem pelo seu serviço.
A primeira pessoa a acreditar no seu negócio deve ser você, por isso, acredite e trabalhe.
Para fazer com o que o seu sonho se realize e suas costurar sejam ainda mais fortes, resistentes e bem feitas, adquira produtos da Pegorari Têxtil, clicando aqui.