As mantas acrílicas são feitas com fibras 100% poliéster e são usadas para fazer o revestimento interno e enchimento dos trabalhos.
As mantas acrílicas tem dois tipos a R1 e R2 e podem ser consideradas produtos praticamente indispensáveis para a confecção de peças artesanais, principalmente se tratando de patchwork.
A manta dá sustentação para as peças artesanais e também pode ser muito usada para compor uma base ou até mesmo dar um efeito mais “fofo”, permitindo um trabalho com acabamento mais bonito e com maior elegância.
Um dos trabalhos que também requer o uso da manta acrílica é a técnica quilt. Essa técnica, em união com a manta ajuda a ressaltar a parte almofadada das peças. Outra técnica que pode recorrer aos benefícios da manta é a decoupage em caixas, podendo ser em madeira, mdf, acrílico entre outros materiais.
Agora vamos entender a diferença as mantas R1 e R2 antes de escolher a opção mais adequada ao seu trabalho!
Quem está começando a se aventurar no universo da costura, certamente acaba tendo dúvidas sobre a diferença que existe em a manta Acrílica R1 e R2. Se esse é o seu caso, saiba que a Pegorari Têxtil as melhores mantas acrílicas do mercado.
Cada modelo de manta se adapta aos diferentes tipos de trabalho. Uma sugestão é baixar a Tabela de aplicação da Pegorari Têxtil e ver os tipos de manta e o seu uso mais adequado, assim você poderá garantir um acabamento muito mais bonito e elegante.
Para sanar esse ponto, confira o diferencial entre a manta R1 e a manta R2:
Manta R1 – Essa opção geralmente possui uma textura “adesiva” em um dos lados e é muito indicada para trabalhos de patchwork com aplique em relevo, bolsas, carteiras, nécessaires, jaquetas, entre outros.
Essa parte “adesiva” refere-se a uma resina, que fica disponível em somente um dos lados. Para ativar e permitir que ela fique aderente ao tecido, é necessário passar o ferro. Por meio do calor, a manta adere rapidamente ao tecido, ajudando para que a costura fique bem alinhada e a peça adquira a estrutura desejada.
Do lado que não há a resina, apenas ficará com um aspecto almofadado, permitindo que o acabamento final tenha um visual mais “fofo”.
Manta R2 – Nessa opção há aplicação de resina dos dois lados, ou seja, torna-se possível aderir o tecido nas duas faces da manta.
Esse tipo de manta é muito usado para a confecção de jogos americanos, caminho de mesa, descanso de panela, divisórias de bolsas, carteiras, entre muitas outras possibilidades.
Por ter “cola” dos dois lados, a manta R2, quando ativada por meio do calor do ferro de passar pode ser facilmente fixada em qualquer tecido, agregando uma maior sustentação às peças, sendo superior ao resultado final da manta R1.
No blog da Pegorari Têxtil existem vários posts de passo a passo que podem auxiliar, e muito, nesse processo!
Agora que você já sabe as principais diferenças entre a manta Acrílica R1 e R2, que tal começar a criar suas peças agora mesmo e colocar a sua criatividade e talento em ação?
Como faço pra comprar?