O Ministério da Saúde aprovou no dia 24 de março a Portaria 327 da Lei 13.969, que não apenas permite o uso de máscaras caseiras como medida de proteção contra o COVID-19, como também o incentiva.
Em todo o mundo há falta de máscaras cirúrgicas devido à demanda do momento, por esta razão, o Ministério da Saúde prontamente anunciou uma maneira de confeccionar as máscaras, para que qualquer pessoa consiga ter a sua e utilizá-la.
Neste momento em que devemos permanecer dentro de nossas casas, aproveite para dar vida às suas mãos e faça sua máscara. Se você já é artesão/artesã, crie algo novo; se nunca realizou artesanato, essa é a hora de conhecer uma nova possibilidade de hobbie e até mesmo de trabalho.
Transcrevemos então as orientações dadas pelo Ministério da Saúde para a confecção de máscaras caseiras.
COMO FAZER SUA MÁSCARA CASEIRA:
Existem diferentes formas para confeccionar as máscaras caseiras, podendo-se utilizar materiais encontrados no dia-a-dia, como camisetas ou outras roupas em bom estado de conservação, até tecidos específicos confeccionadas com máquinas de costuras e elásticos.
O jornal “Folha de São Paulo” publicou um tutorial gratuito de como confeccionar sua máscara. Aqui, apresentamos o passo-a-passo divulgado pelo jornal:
Clique aqui e baixe gratuitamente seu gabarito.
Quer forrar sua máscara deixando ela ainda mais resistente?
Temos mantas indicadas para isto, são filtros descartáveis que podem ser colocados dentro da máscara, são eles:
– Manta Poly 100gr, clique aqui;
– Manta Ágata 100gr, clique aqui;
– Manta Âmbar 100gr, clique aqui.
Agora que você já sabe como confeccionar sua própria máscara, proteja-se! Fique em casa, faça o possível para não se expor ao risco de contaminação e utilize sua máscara.
Juntos vamos vencer essa pandemia de COVID-19.