Foundation é uma técnica tradicional e rápida, sem a preocupação com a precisão do corte das peças. Os tecidos são cortados em um tamanho aproximado e costurados diretamente em uma base, que poderá ser entretela sem cola, papel ou outro material. Nessa base estarão o desenho preciso e uma sequência numérica. Explicaremos aqui um modelo simples, mas a técnica serve para qualquer desenho. Usaremos a entretela como material de base.
- O primeiro passo é fazer o desenho na entretela. Ele deverá ser rigorosamente preciso. Outros cuidados:
- O desenho deverá ser invertido na lateral (essa técnica funciona como um espelho);
- Para cada bloco, deverá ser feito um desenho. Se usar papel, você poderá fazer cópias na copiadora, mas preste atenção, pois algumas cópias de má qualidade provocam distorções no desenho;
- Depois de terminado o desenho, acrescente 0,5 cm de margem de costura em toda a volta.
- Diminua um pouco o comprimentodo ponto da sua máquina (se você usa 3 a 3,5 cm, mude para 2 a 2,5 cm).
- No desenho existem números que indicam a sequência que você deverá seguir para costurar os pedaços de tecido. Comece a costurar sempre pelonúmero 1.
- Peça 1: corte sempre um pedaço de tecido um pouco maior que a área do desenho que será coberta, de preferência de 2 a 3 cm, para cobrir toda a área e ainda sobrar uma margem de tolerância na costura.
- Coloque o pedaço de tecido número 1 na entretela, do lado oposto do desenho, ou seja, na parte de trás (direito do trabalho). Veja se está cobrindo a parte toda do desenho. Para isso, uma boa dica é levantar a entretela junto com o tecido e olhar contra a luz. O pedaço de tecido deverá estar centrado e cobrir toda a parte número 1 e, se estiver na beirada, cobrir também a margem de costura.
- Alfinetee costure, pelo lado direito da entretela, sobre toda a linha na área 1.
- Peça 2: corte outro pedaço de tecido suficiente para cobrir a área número 2 do desenho, mais a margem de costura. Coloque o tecido no espaço 2, direito com direito, sobre o tecido 1 (verso da entretela) e alfinete.
- Vire para o lado da frente da entretela, olhe contra a luz e, se o tecido estiver bem centrado e cobrindo toda a área 2, costure na linha entre a parte 1 e a parte 2. Costure alguns pontos antes e depois do desenho.
- Ainda desse lado, dobre a entretela e corte a sobra de tecido rente à costura, deixando 0,5 cm de margem. Cuidado para não cortar a entretela com o desenho.
- Vire o tecido 2 para o lado direito e passe o ferro.
- Peça 3: corte outro pedaço de tecido suficiente para cobrir a área 3 mais a margem de costura.
- Cole o pedaço de tecido 3, direito com direito, sobre o tecido 1 (verso da entretela) e alfinete.
- Vire para o lado da frente da entretela, olhe contra a luz e, se o tecido estiver bem centrado e cobrindo toda a área 3, costure na linha entre a parte 1 e a parte 3.
- Corte a sobra de tecido rente à costura, deixando 0,5 cm de margem de costura. Vire o tecido 3 para o lado direito e passe.
- Peça 4: corte outro pedaço de tecido de costura.
- Coloque o tecido, direito com direito, sobre o tecido 1 e alfinete.
- Vire para o lado direito da entretela, olhe contra a luz e, se o tecido estiver bem centrado e cobrindo toda aárea 4, costure na linha entre a parte 1 e a parte 4.
- Corte a sobra de tecido rente à costura, deixando 0,5 cm de margem de tecido. Vire o tecido 4 para o lado direito e passe.
- Peça 5: corte outro pedaço de tecido para cobrir a área 5,mais a margem de costura.
- Coloque o tecido, direito com direito, sobre o tecido 1 e alfinete.
- Vire para o lado direito da entretela, olhe contra a luz e, se o tecido estiver bem centrado e cobrindo toda a área 5, costure na linha entre parte 1 ea parte 5.
- Corte a sobra de tecido rente à costura, deixando 0,5 cm de margem de tecido. Vire o tecido 5 para o lado direito e passe.
- Vire o trabalho para o lado direito e passe. Está pronto o seu bloco.