You are currently viewing Patchwork, tendência mundial

Patchwork, tendência mundial

Antigamente, o patchwork era conhecido pelas colchas de nossas avós em que vários quadrados de tecidos eram costurados. Esta técnica surgiu da necessidade de aproveitar o que sobrava dos tecidos. Por isso, não havia muito técnica na junção dos tecidos. Mas hoje os tempos mudaram. O patchwork cresceu muito e agora está avançando ainda mais virando tendência na moda.

Ele se tornou uma grande promessa e provavelmente vai invadir o guarda-roupas de muita gente. Atualmente, algumas marcas estão utilizando a mistura de diferentes texturas e padrões de tecido junto com uma ideia de desgaste, dando um toque artesanal e vintage.

Usado muito para a decoração e em técnicas de trabalhos manuais, o patchwork também passou a ser visto na moda.

Este tipo de técnica já está aparecendo há algumas temporadas nas passarelas e ruas em looks cheios de estilo e personalidade.

E hoje em dia, mais do que nunca, o patchwork está na moda, se tornando ainda mais conhecido por todos e conquistando mais admiradores dessa linda arte.

O surgimento do patchwork

Sua história remonta a épocas milenares, entre os egípcios, que produziam roupas e artigos utilizados pelos faraós advindos da costura de retalhos de tecidos. Na Inglaterra, essa técnica ficou famosa na produção de túnicas e tapetes para uso do clero. Mesmo antes, na Idade média, eram utilizados pelos cavaleiros em viagens longas para fazer acolchoados de retalhos que serviam de proteção.

Na necessidade de fazer roupas para os filhos, muitas mães começaram a usar os tecidos dos sacos de armazenamento dos grãos e costurá-los. Diante desse cenário, muitos produtores europeus começaram a fazer sacos com tecidos de estampas infantis, para oferecer um pouco mais de alegria e leveza às crianças.

Essa linda arte possui grande importância histórica e é uma das atividades mais comuns atualmente em todo o mundo. Exerce ainda, além da oferta de beleza, grande utilidade para pessoas de todas as idades e gostos.

O crescimento da indústria do patchwork

Nos Estados Unidos, o patchwork impulsiona uma indústria que movimenta US$ 3,6 bilhões, com mais de 21 milhões de adeptos.

No Brasil, a situação não é diferente. O número de consumidores aumenta a cada ano e motivou o surgimento de uma indústria exclusiva para esse mercado. Tecelagens, editoras, máquinas de costuras e centenas de lojas especializadas espalhadas por todo Brasil, abastecem os milhares de artesãos que vivem ou fazem dessa arte um hobby.

Presente nas mais diversas situações, vemos o patchwork nas casas, em colchas, mantas, toalhas, cortinas e utensílios de uso comum.

Como uma forma de customização, de renovação e de valoração de objetos, é também uma prática sustentável que, ao mesmo tempo em que diminui o desperdício de restos de tecidos, evita também o desperdício de roupas nas quais, muitas delas impõe grande impacto à natureza para a produção, como os Jeans. Além de sustentável, pode ser uma boa alternativa econômica, oferecendo um ganho de renda com baixo custo de produção.

E você? Está pronto para praticar patchwork? Venha para o mundo do patchwork.

 

Deixe um comentário