You are currently viewing Uso de Patchwork na moda masculina

Uso de Patchwork na moda masculina

O patchwork remonta suas origens desde os primórdios das civilizações humanas. Os primeiros acolchoados são datados do reinado de Henrique VIII, no século XVI. Após isso, momentos importantes como a queda da bolsa em 1929 contribuíram para proliferar as peças de roupa (na época para cama) confeccionadas através da junção de retalhos para melhor aproveitamento dos tecidos.

Os anos passaram, e em 2018 grandes nomes da moda como Dior e Calvin Klein ostentavam peças de roupas femininas confeccionadas com tecidos coloridos de diferentes estampas e recortes nas passarelas de Paris e Milão. Toda esta inovação foi aplicada também sobre tecidos como jeans e linho, formando peças compostas por tonalidades e tecidos diferentes, e alcançando assim eventos, escritórios e outros ambientes sociais.

2019 foi o ano de maior desenvolvimento dos patchworks. Além das tradicionais feiras de materiais para casa confeccionados com uso dos  tecidos coloridos e acolchoados, roupas e acessórios ganharam espaço em lojas e quiosques. Em 2020 a tendência se renova, porém, agora, para aplicação em roupas masculinas. O ano promete encher as ruas com camisas coloridas, floridas e estampadas para uso dos homens, além de calças cáqui com bolsos laterais, e camisetas coloridas com aplicação de desenhos e bolsos.

Desta forma, o patchwork masculino pode (e deve) ser aplicado em tecidos leves como malha e também nos mais encorpados, como linho e sarja. O uso de bolsos e barrados nas camisetas é muito bem vindo, assim como o uso de golas, punhos e bolsos diferenciados para as camisas sociais de mangas longas ou curtas.

Para tecidos jeans é recomendado aplicar estampas mais claras com cores próximas ao tom da roupa a ser estampada, além de recortes mais retos e sem lavagem de cor.

Inove sua costura! Invista na confecção de roupas masculinas com aplicação em patchwork e explore todo seu potencial criativo. Aqui, deixamos alguns links utilizados durante as pesquisas para montagem deste artigo. Clique neles e tenha mais ideias para suas criações 😉

Deixe um comentário